11 produtos de limpeza que não podem faltar na sua despensa

Quando o assunto é limpeza, logo surge uma lista com uma enorme variedade de produtos e itens específicos para cada canto da casa. Que existem muitos produtos de limpeza, com diferentes fragrâncias, cores e marcas, você certamente já sabe; contudo, na hora de realizar uma faxina efetiva, não é preciso usar tudo que está disponível nas prateleiras do supermercado: uma boa saída é focar em produtos essenciais para não ter dificuldade na hora de limpar a casa. Outra opção também é utilizar itens alternativos para realizar a limpeza ou até mesmo fazer seus próprios produtos.

A escolha dos produtos de limpeza deve ser feita sempre com segurança, deve-se ler os rótulos com atenção para que o produto escolhido se adapte ao estilo de vida do morador. Pessoas que têm a vida muito corrida e muitas vezes não têm tempo para se dedicar a uma limpeza mais pesada devem apostar nos multiusos, que são produtos muito versáteis. Já aqueles que dispõe de mais tempo para realizar a limpeza da casa podem apostar em produtos específicos para cada tipo de sujeira.

Paula da Silva é gerente de uma franquia de limpeza, a Dona Resolve, e dá dicas de produtos e alternativas interessantes para a higienização de casas e apartamentos. “Quando falamos em praticidade e rapidez, ter os produtos básicos para limpeza é o mais indicado. Produtos como água sanitária, desinfetante, detergente, sabão em pó e álcool integram essa lista de materiais básicos e excelentes para faxinas rápidas e eficientes”, pontua.

11 produtos de limpeza essenciais para sua casa

Os produtos de limpeza mais importantes das listas de compras são aqueles com maior versatilidade. Com as sugestões da especialista em mãos, não é preciso se preocupar em adquirir outros materiais, a não ser quando algo muito específico precise ser limpo. Paula da Silva dá dicas para que a pessoa responsável pelos serviços domésticos não tenha mais dúvidas na hora de utilizar algumas das substâncias de limpeza mais essenciais para as casas que existem no mercado:

1. Álcool

O Álcool nada mais é do que um desinfetante. Muitas vezes não serve apenas para limpar locais com bactérias, mas também para realizar a limpeza de vidros, metais e espelhos. Pode ser utilizado direto nas superfícies com um pano úmido.

Onde usar: na limpeza de locais infectados e também de vidros e metais.
Truque: não utilizar na limpeza de áreas muito grandes, pois seu tempo de evaporação é muito curto.
Cuidados: não utilizar em superfícies emborrachadas, pois danifica esse tipo de material.

2. Detergente

O detergente é um produto com base neutra, o que ajuda em limpezas menos profundas. Deve ser utilizado com uma esponja e sempre retirado com água.

Onde usar: na limpeza de sujeiras mais engorduradas.
Truque: retirar muito bem os resíduos do detergente pode fazer toda a diferença na limpeza.
Cuidados: o detergente, apesar de ser muito indicado por não danificar nenhum material, deve ser utilizado com cuidado em misturas com outros produtos.

3. Desengordurante

O desengordurante é um produto que quebra as moléculas de gordura e por isso facilita muito a limpeza de fogões e pias. Deve ser utilizado direto na superfície e depois enxaguado com água.

Onde usar: principalmente em locais engordurados por cozimento de alimentos como pias, balcões, fogões e depuradores.
Truque: o desengordurante também pode ser utilizado para limpar gordura dos utensílios de cozinha como talheres e panelas.
Cuidados: deixar agir por alguns minutos, assim mais moléculas de gordura vão se quebrar e a limpeza será mais fácil.

4. Sabão em barra ou sabão de coco

O sabão em barra ou sabão de coco é um produto detergente e desengordurante e deve ser utilizado sempre com água para fazer a espuma e, em seguida, enxaguá-lo.

Onde usar:o sabão de coco é indicado para a limpeza de roupas brancas e delicadas, e o sabão em barra neutro é um produto que pode ser utilizado a qualquer momento já que sua composição não mancha e limpa com potência.
Truque:pode ser utilizado quando não se sabe ao certo o produto específico para determinado material
Cuidados:não misturar o sabão com outros materiais de limpeza, para que sua eficácia não seja prejudicada.

5. Sabão em pó

O sabão em pó é um produto alcalino e deve ser utilizado nas máquinas de lavar ou para esfregar roupas ou calçados.

Onde usar: deve ser utilizado na lavagem de tecidos.
Truque: limpar o compartimento do sabão em pó da máquina de lavar regularmente com água quente para retirar os resíduos do produto
Cuidados: o sabão em pó não deve ser utilizado na lavagem de pisos, apesar de essa ser uma prática bem comum, pois, com ele, corre-se o risco de corroer o revestimento do piso.

6. Amaciante

O amaciante é um produto que adere nas fibras do tecido, deixando-o mais macio e cheiroso. Deve ser utilizado na máquina de lavar ou quando peças são deixadas de molho.

Onde usar: na lavagem de roupas e tecidos em geral.
Truque: o amaciante pode ser utilizado também para limpar vidros e pisos de cerâmica, além de dar brilho extra a azulejos. Sua química contém sal quaternário de amônio, que é um grande hidratante e fixador de perfume. Na limpeza da vidros e pisos, opte pelos tipos que contém silicone.
Cuidados: nunca coloque o amaciante direto nas roupas, ele deve ser diluído em água para que não manche os tecidos.

7. Água sanitária

A água sanitária é um alvejante e desinfetante muito eficaz utilizado na limpeza das casas. Deve ser diluída em água, de acordo com as instruções na embalagem, e deixada de molho nos locais sujos.

Onde usar: em lavagens de roupas brancas, pisos e azulejos.
Truque: para desinfetar locais muito sujos, aplique o produto puro, com cuidado, e deixe agir por alguns minutos
Cuidados: nunca use a água sanitária em roupas coloridas, pois podem manchar facilmente. Aplique-a em locais com ventilação, pois o cheiro do produto pode ser muito forte para pessoas sensíveis e com problemas respiratórios.

8. Multiuso

Os multiusos são produtos com baixo teor alcalino que agem sobre óleos e gorduras. Devem ser utilizados com panos de pias, daqueles que são enxaguados e reutilizados, diretamente nas superfícies a serem limpas.

Onde usar: pode ser utilizado em fogões, pias, azulejos e materiais plásticos que necessitem de limpeza para retirar gorduras.
Truque: o multiuso é um produto muito versátil e muitas vezes pode ser utilizado na limpeza das mesas depois das refeições, além de limpar ele deixa um cheiro agradável no cômodo, neutralizando o odor dos alimentos.
Cuidados: evite limpar superfícies de madeira ou materiais porosos com esse produto.

9. Desinfetante

Muito utilizado para deixar o ambiente com odor agradável, o desinfetante também possui capacidade para esterilizar superfícies, podendo destruir microrganismos nas instalações. A orientação é que sempre se limpe todo o local antes de aplicar o produto, deixando-o agir por 10 minutos.

Onde usar: pode ser utilizado em pisos e instalações.
Truque: limpe o local com vassoura e pano seco antes de aplicar o produto, assim a limpeza é mais efetiva.
Cuidados: mantenha os desinfetantes longe do calor e do fogo, pois podem ser inflamáveis.

10. Limpa-vidros

Os limpa-vidros são produtos com capacidade para remoção de manchas e sujeiras específicas, promovendo brilho em vidros de diferentes tipos. Deve ser aplicado na superfície com um rodo específico. A espuma formada deve ser esfregada e removida para que não manche a superfície.

Onde usar: em vidros de janelas, portas, móveis e para-brisas de automóveis.
Truque: inicie a limpeza com o produto sempre na parte de cima do vidro, arrastando verticalmente, em linha reta, até o final.
Cuidados: o produto deve ser sempre utilizado de forma uniforme e sem excessos.

11. Sapólio

O sapólio é um sabão mineral eficaz na retirada de sujeira e existe na versões líquida e em pó. Quando for em pó, deve ser diluído em água e aplicado com uma esponja para limpeza; já quando for líquido, basta aplicá-lo diretamente em um pano ou flanela e esfregar o local, retirando o excesso com outro pano limpo.

Onde usar: pode ser utilizado em azulejos, panelas inox, fogões e pisos rústicos.
Truque: não misture com outras composições, para que não corra o risco de anular o seu efeito.
Cuidados: o sapólio é um produto um pouco mais agressivo, por isso deve ser utilizado com luvas. Outra característica do produto é ser abrasivo, ou seja, pode arranhar superfícies mais sensíveis.

FONTE: TUACASA