9 Dicas que quem vai viajar pela primeira vez precisa ler!

dicas-viajar-pela-primeira-vez

 

Viajar pela primeira vez traz muito nervosismo, já que não sabemos o que nos espera em outra cidade ou país. A melhor solução para esse problema, na minha opinião, é pesquisar muito sobre o destino.

Descubra como funciona o transporte público se você for andar de ônibus, quais são os principais bairros, onde ficam os pontos turísticos, se existe algum ponto perigoso, os restaurantes que os moradores locais gostam de comer e golpes que acontecem na região (sempre tem um ou outro em lugares muito turísticos). Se possível, fale com quem já conheceu o lugar, ou pergunte em grupos do Facebook ou fóruns como o dubbi ou Quora.

Pesquisar não é útil apenas para acalmar os nervos, mas também para descobrir atrações não tão conhecidas pelos turistas, e até para economizar. Se você quiser visitar um museu, por exemplo, pode descobrir na internet que existe um dia em que a entrada grátis ou metade do preço, e se programar para fazer uma visita nessa data.

FAÇA UM SEGURO VIAGEM

Seguro viagem é aquele tipo de coisa que se compra torcendo para não usar. Mesmo assim, é importante que você contrate um, mesmo para aqueles países onde não é obrigatório.

Nos Estados Unidos, por exemplo, turistas não precisam de um seguro durante suas visitas, mas é extremamente recomendado que façam um. Isso porque os serviços da saúde por lá são bem caros, e uma visita ao pronto atendimento ou uma internação rápida no hospital podem custar milhares de dólares. Não tem orçamento que aguente!

Com um seguro você fica protegido na maioria das emergências médicas (depende da apólice e do valor de cobertura), e é só entrar em contato com a central que eles te explicam como proceder. A maioria das empresas já cobre todas as despesas antecipadamente, assim você não precisa pagar do seu bolso para só ser reembolsado meses depois! Os mais atuais também te ajudam em caso de extravio de mala, atraso e cancelamento de voos.

TENHA UM ARQUIVO NA NUVEM COM ROTEIRO E INFORMAÇÕES DA VIAGEM

Utilize um site como o Google Drive para criar um documento com todas as informações da sua aventura. Coloque os endereços dos hotéis, número de voos, nomes de agências e até uma cópia do seu roteiro se tiver montado um.

Como é um arquivo na nuvem, você pode acessá-lo de qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo. Dessa forma, se você se perder ou esquecer alguma coisa durante a viagem, por exemplo, é só olhar rapidinho através do celular!

Também é interessante compartilhar o acesso a esse documento com familiares ou amigos, assim se acontecer alguma coisa eles sabem onde te encontrar. Essa é uma daquelas dicas para quem vai viajar pela primeira vez que deixa os pais mais tranquilos, hehe.

TENHA UMA CÓPIA DOS SEUS DOCUMENTOS

Se for viajar para o exterior, o ideal é fazer uma cópia física do seu passaporte e também ter uma cópia na nuvem.

Gosto de levar a cópia física comigo durante o dia, e deixar o original no quarto do hotel, dependendo de onde estou ficando. Não serve como documento oficial, mas já usei para verificação de idade e para passar o cartão de crédito e sempre aceitaram.

A cópia eletrônica é importante para o caso de você perder o original. Com as informações em mãos é mais fácil dar entrada no pedido de passaporte de emergência na embaixada brasileira.

NÃO FIQUE PRESO AO SEU ROTEIRO
Até hoje só conheci dois tipos de viajantes: aqueles que programam cada minuto do dia, ou aqueles que não planejam nada.

Se você preferir montar um roteiro, é importante não ficar completamente preso a ele, e nem se frustrar caso não consiga segui-lo a risca. Às vezes, em casa, achamos que a viagem será de um jeito, quando na realidade é completamente diferente. Se resolver que não quer mais visitar uma atração ou que quer tirar um dia livre para descansar e fazer passeios leves, não tem problema! O itinerário está aí para te ajudar a curtir mais, e não te estressar!

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR
Com a invenção do smartphone, praticamente tudo que você precisa para uma viagem está na palma da sua mão.

Use o celular para acessar arquivos na nuvem, como já sugeri nos tópicos anteriores, mas também para planejar sua viagem e no dia a dia do seu destino. Com o app do Google Maps você consegue navegar o transporte público da maioria das cidades, enquanto com o Detour você pode escutar tours digitais que explicam a história por trás de alguns dos pontos turísticos mais famosos do mundo.

Vários destinos populares, como Nova York, tem aplicativos próprios que podem te ajudar a aproveitar ainda mais a cidade. Se for para a Disney, não esqueça de baixar o My Disney Experience para marcar seus fast-passes ou fazer reservas em restaurantes.

VIAJE LEVE

A verdade é que você não vai precisar de três looks para cada dia, e provavelmente vai usar as mesmas roupas mais de uma vez. Se for uma viagem longa na qual você vai ter acesso a uma máquina de lavar, a quantidade de itens a levar pode ser ainda menor.

Esse conselho é ainda mais importante para quem quiser economizar, pois agora quase todas as companhias aéreas estão cobrando para despachar as malas. Algumas delas cobram até para mala de mão, como é o caso da American Airlines em voos dentro dos Estados Unidos.

A sugestão é pesquisar com antecedência qual será o clima no seu destino, e preparar a mala de acordo. Opte por peças coringas que podem ser combinadas entre si, e aposte em acessórios para variar o look para fotos, se você se incomoda com isso.

PERGUNTE AOS LOCAIS

Se for montar um roteiro, deixe alguns espaços para sugestões dos moradores locais que você vai conhecer pelo caminho. É uma ótima forma de descobrir passeios, restaurantes, ou outros lugares imperdíveis na cidade mas que ainda não foram descobertos pelos turistas. Serve também para quando você quer fazer algum tour mas não sabe qual empresa escolher!

Vale perguntar para o pessoal da recepção do hotel ou hostel, para os anfitriões do Airbnb, funcionários de lojas… O pessoal que trabalha nos pontos turísticos também costuma ter ótimas recomendações, além de conseguirem descontos!

ACEITE QUE VOCÊ VAI COMETER ERROS
A última sugestão, mas provavelmente a mais importante. Até os viajantes mais experientes cometem erros, e você também vai cometer alguns, mesmo com todas essas dicas para quem vai viajar pela primeira vez.

Aceite que isso faz parte de viajar, e se divirta em vez de se estressar. Pegou o ônibus errado? Aproveite o lugar onde você foi parar. A atração estava fechada? Descubra o que tem ao redor. Calculou o orçamento errado? Economize nos próximos dias comprando comida no mercado ou fazendo passeios grátis.

É difícil e no começo a gente se culpa por “desperdiçar tempo” ou “jogar dinheiro fora”, mas ficar com raiva e não aproveitar a aventura por causa disso não ajuda em nada! Já mandei inúmeros e-mails para a lista aqui do blog contando sobre alguns dos meus erros, e reconheço que hoje eles são as minhas melhores histórias. Que graça teria se tudo desse certo.

Fonte: Alyssaprado