Como a falta de limpeza na casa impacta na saúde da sua família?

O dia de limpar a casa é sagrado para muitas famílias. Afinal de contas, não importa o quão organizados e cuidadosos sejam os moradores, em algum momento é preciso fazer uma grande faxina para garantir que tudo está perfeitamente limpo e livre de germes.

Mas, algumas pessoas acabam ignorando a importância que uma boa limpeza tem dentro de casa, sobretudo no que diz respeito à saúde das pessoas que ali moram. Você deseja saber um pouco mais sobre como a falta de limpeza impacta na saúde da sua família? Então continue acompanhando esse texto.

Saúde das crianças
Sem sombra de dúvidas, a saúde das crianças é uma das mais afetadas quando não há nenhuma rotina de limpeza e cuidado com a casa. Afinal, são elas que possuem o sistema imunológico mais suscetível a sofrer com doenças provenientes da falta de limpeza.

As alergias, por exemplo, são responsáveis por grande parte do adoecimento de crianças. E, em boa parte dos casos, as alergias são causadas por fatores como ácaros e fungos que ficam alojados em casas que não costumam passar por limpezas frequentes.

Roupas de cama que não costumam ser lavadas rotineiramente, por exemplo, são o local perfeito para o acúmulo de ácaros e fungos, fazendo com que todos da casa, inclusive as crianças, se tornem mais suscetíveis a desenvolver doenças (sobretudo respiratórias) por conta disso.

Doenças emocionais
Você com certeza já deve ter ouvido falar que a forma como organizamos o espaço onde vivemos é um reflexo da maneira como nos sentimos. Logo, quando deixamos de organizar e limpar nossa casa, isso pode afetar não apenas nossa saúde física, mas também a emocional.

Segundo apontam pesquisas, doenças emocionais como depressão e ansiedade podem ser desencadeadas ou até mesmo agravadas quando o indivíduo se encontra em um ambiente bagunçado e desprovido de limpeza. Deparar-se diariamente com pilhas de louça suja, roupas para lavar ou desordem em geral pode vir a gerar no indivíduo uma espécie de sofrimento mental e físico.

Obesidade e estresse
Ainda segundo estudos, pessoas que vivem em ambientes desorganizados e sujos estão sujeitos a sofrer mais com casos de obesidade e estresse. Isso porque a falta de limpeza e organização dentro de casa pode desencadear comportamentos compulsivos em seus moradores, o que contribui tanto para o estresse crônico quanto para o desenvolvimento de doenças como obesidade e diabetes.

Impacto na longevidade
Por fim, outro exemplo de como a falta de limpeza na casa pode afetar a saúde da sua família diz respeito à longevidade. Assim como qualquer rotina, a falta de limpeza pode se tornar um forte hábito – o que, a longo prazo, é extremamente prejudicial.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 37 milhões de pessoas morreram antes dos 70 anos de idade em 2012. O motivo das mortes foi em virtude de doenças crônicas como cardiopatias, diabetes, entre outros. Como já citado anteriormente, boa parte dessas doenças crônicas pode ser desencadeada e/ou agravada pela falta de uma boa limpeza em casa.

Fonte: Mary Help