Como cuidar da higiene de casa?

Para viver com saúde, é necessário ter uma casa limpa e bem cuidada. Poeira, insetos e acondicionamento incorreto do lixo são alguns dos problemas mais comuns que encontramos nas residências e que podem causar danos à saúde.

A seguir listaremos os principais cuidados que devemos ter com o nosso lar a fim de evitar o acúmulo de organismos e materiais que podem causar doenças.

→ Como cuidar da higiene de nossa casa?

Banheiros

O banheiro é uma região que requer bastante atenção, pois pode servir como local para crescimento de uma grande quantidade de bactérias, uma vez que é nesse cômodo que fazemos nossa higiene pessoal e realizamos nossas necessidades fisiológicas. O grande número de bactérias a que o banheiro é exposto pode trazer riscos à saúde e, por isso, uma limpeza adequada é essencial.

Nos banheiros, é ideal fazer a limpeza correta, principalmente, do assento do vaso sanitário, das descargas e das torneiras, que são os locais com maior risco de contaminação. Outro ponto importante é utilizar sabonetes líquidos, pois os outros podem ser um foco de proliferação de micro-organismos. Além disso, manter o ambiente seco diminui a proliferação de fungos e bactérias.

Cozinhas

Nas cozinhas, é importante ter atenção não somente com o ambiente, mas também com os utensílios e com o lixo. No que diz respeito ao ambiente, é fundamental que a pia seja desinfetada, procedimento que pode ser realizado com água sanitária. Além disso, os puxadores de geladeiras e armários também devem ser limpos.

Os utensílios devem ser lavados com atenção, de modo que nenhum resto de alimento fique preso nesses objetos. Restos de comida podem gerar o desenvolvimento de organismos patogênicos, além de causar mau cheiro. Atenção redobrada deve ser dada às tábuas de corte, principalmente as de madeira, que favorecem a multiplicação de bactérias, uma vez que permanecem úmidas por um grande período.

O lixo deve ser acondicionado em lixeiras, que devem ser limpas com frequência. É fundamental não deixar o lixo por muito tempo na cozinha, pois pode atrair baratas e outros insetos desagradáveis.

Sala e quartos

Nas salas e quartos, o problema está principalmente nos ácaros, organismos microscópicos que podem desencadear alergias. Eles são encontrados, principalmente, em colchões, travesseiros, cortinas, carpetes e cobertores. Como forma de higienização, recomenda-se a utilização de aspirador de pó e colocar esses materiais no sol, pois essas atitudes ajudam a diminuir a quantidade de ácaros.

Além disso, é importante ter cuidado com os interruptores de luz, controles remotos, puxadores de gavetas e telefones, pois esses objetos são frequentemente manuseados e podem tornar-se fontes de contaminação. Para fazer essa limpeza, podem ser usados produtos desinfetantes.

Fonte: Alunos Online