Dicas para você aproveitar sua viagem de Natal

luggage-933487_1280-1024x576

O final do ano costuma ser o momento de reunir a família, os amigos ou até mesmo a própria companhia e cair na estrada para conhecer novos lugares. Por permitir aproveitar o descanso que essa época do ano proporciona, o período é um dos favoritos dos viajantes.

Para tornar a sua viagem ainda mais legal, elaboramos dicas, que não só vão te ajuda a economizar nas passagens e hospedagem, mas também para que você consiga aproveitar ainda mais seu tempo livre e sua viagem de Natal.

Dicas gerais para aproveitar sua viagem
Não importa se é a viagem internacional dos seu sonhos ou aquela visita essencial para a casa dos avós. De ônibus, carro ou avião, sempre tem algumas dicas básicas que podem ajudar a tornar a viagem mais prazerosa.

Procure pacotes de viagem, os preços podem ser mais vantajosos
Os pacotes de viagem têm a grande vantagem de trazer tudo (ou quase tudo) que você precisa em uma única compra. Mas saiba que, além dessa praticidade, muitas vezes os preços também trazem grandes vantagens.

Isso não significa que todo pacote será promocional, comparado com a compra individual dos itens (passagem, hospedagem, transporte, etc), mas é possível encontrar pacotes por ótimos preços. Na dúvida, faça o cálculo de qual opção é mais vantajosa para você.

Use pontos de assinaturas e benefícios
Se você prefere planejar sua viagem sem a ajuda de um serviço de turismo, ou não vê necessidade em comprar um pacote inteiro (pode ser que você já tenha uma hospedagem de amigos ou familiares na cidade de destino), não esqueça de aproveitar seus pontos e benefícios.

Atualmente, várias operadoras de cartão de crédito oferecem pontos para seus clientes, assim como companhias aéreas oferecem milhas. Existem também outras empresas que oferecem serviços semelhantes e que podem ajudar você a economizar.

Mantenha a bateria do seu celular carregada
Hoje em dia, não dá para escapar das praticidades trazidas pelo celular. Mesmo que você goste de deixar seu smartphone e conexões de lado enquanto está curtindo a viagem, é bom considerar deixar o aparelho por perto e carregado, caso você precise fazer uma ligação, pedir um táxi ou conferir o mapa da cidade que está visitando. Um bom power bank pode ser um aliado incrível nessas horas.

Ponha apenas o básico na sua mala
Na hora de fazer a mala, sempre surge o medo de esquecer algo importante, mas lembre-se que economizar espaço é essencial para uma viagem agradável, seja de carro, de avião ou de carona. Procure levar itens realmente essenciais e, na parte de roupas, dê preferências para peças que permitam várias combinações, assim você não precisará encher sua mala de opções diferentes.

Viagens de carro
Se você vai viajar de carro, também separamos algumas dicas para você e seus companheiros de estrada.

Aproveite a estrada
As passagens ao longo do caminho podem ser uma ótima maneira de você aproveitar sua viagem, principalmente se estiver indo para um lugar novo. Você ainda pode conferir, antes de botar o pé na estrada, paradas interessantes no caminho, como pontos turísticos, lojas, restaurantes etc.

Calcule bem seu tempo de viagem
Não esqueça de pesquisar o tempo que você irá demorar para chegar ao local de destino, assim você consegue se programar melhor para fazer paradas pelo caminho, levar petiscos no carro etc, principalmente se estiver viajando junto com crianças ou animais, que precisam de estímulos durante a viagem.

Se você for viajar em épocas movimentadas, inclua também uma previsão de trânsito, para evitar se frustrar no caminho.

Viagens de ônibus
Apesar de aviões serem mais rápidos, os ônibus ainda são muito utilizados para cobrir trajetos que os aviões não fazem e também por terem um preço mais em conta do que as passagens aéreas. Confira nossas dicas para ter uma viagem tranquila na estrada.

Escolha o tipo de ônibus
Na hora de comprar sua passagem, pesquise as companhias que oferecem o trecho e quais são os tipos de ônibus disponíveis. O ônibus normal é o mais barato e é indicado para viagens curtas. Já para viagens longas, pode ser interessante pagar um pouco mais para ter o conforto de um ônibus leito ou semi-leito. Algumas companhias também oferecem wi-fi para viagens mais longas.

Se programe para chegar na rodoviária
Assim como em viagens aéreas, é bom se programar para chegar na rodoviária antes do horário de saída do ônibus, principalmente se você ainda precisa comprar a passagem ou retirá-la no guichê da companhia.

Fique de olho no tempo de parada
Em muitas viagens, o ônibus costuma realizar uma parada para os passageiros comerem algo e esticarem as pernas. Pergunte para o motorista qual será o horário de partida do ônibus e fique atento para não ser deixado para trás.

Leve itens para ajudar a passar o tempo
É sempre bom reservar espaço na bagagem para itens de entretenimento, que podem ajudar a deixar a viagem mais agradável. Livros, aparelhos de som, tablets para assistir filmes e seriados, travesseiros para um cochilo são sempre bem-vindos. Lembre-se de usar fones de ouvido para não atrapalhar os outros passageiros.

Viagens de avião
Confira também dicas especiais caso sua viagem seja de avião.

Prepare suas malas
Parece uma dica básica para os viajantes, mas é importante saber qual o limite de bagagem permitido no seu voo para se preparar de forma adequada e não ter que acabar pagando mais para levar aquela mala extra junto com você.

A quantidade de bagagem por voo depende da companhia aérea e também do trajeto. Algumas empresas não cobram por bagagem de até 23kg para voos nacionais e 32kg para voos internacionais, mas esse serviço não é mais obrigatório, então confira sempre as regras de cada companhia. Fique de olho também nas regras do que você pode ou não levar na bagagem de mão, para evitar dores de cabeça.

Deixe o seu documento em mãos
É sempre bom ter os documentos necessários para viagem em um local de fácil alcance, seja RG ou passaporte. Você precisará mostrá-los a vários funcionários antes de embarcar.

Se programe para chegar ao aeroporto
Se programe para não perder o voo, principalmente se você vive em cidades em que o trânsito pode ser caótico. Para voos domésticos ou nacionais, o indicado é chegar duas horas antes do horário de embarque, para realizar todo o procedimento com calma.

Para voos internacionais, é válido chegar com pelo menos 3 horas de antecedência.

Boa viagem!

 

Fonte: www.promobit.com.br