Exercícios Físicos é um dos meios á prevenção do Câncer de Próstata

Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. E já é comprovado que fatores externos como poluição, sobrepeso, estresse e alimentação inadequada contribuem para o problema.

Assim, uma dieta saudável, atividade física e manutenção de um peso ideal desempenham um papel importante em uma espécie de “triângulo” da prevenção. Estima-se que 20 a 30% dos cânceres poderiam ser evitados se as pessoas incorporassem o triângulo em seu estilo de vida!

Confira Hábitos para prevenir o câncer de próstata:

1 – Alimentação Saudável
Segundo a Sociedade Americana de Câncer, comer frutas e vegetais em abundância pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Ela recomenda a ingestão de pelo menos duas xícaras e meia desses alimentos todos os dias, já que são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, e geralmente têm poucas calorias. O ideal é investir principalmente naqueles com cor verde escuro, vermelho, amarelo e laranja que têm mais nutrientes.

2 – Exercícios Físicos
A Sociedade Americana de Câncer ressalta também a importância da prática de atividades físicas na prevenção de todo o tipo de câncer, incluindo o de próstata. Até mesmo pequenas quantidades de atividades moderadas ao longo do dia já ajudam – e muito! A sociedade recomenda pelo menos 150 minutos de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade de intensidade vigorosa a cada semana – ou uma combinação deles, preferencialmente distribuídos ao longo da semana.

– Yoga
As aulas de yoga combinam meditação, mantras, exercícios físicos e técnicas de respiração, onde fortalece, equilibra e transforma o praticante. Praticar o Yoga pode trazer diversos benefícios para o corpo e mente e contribui para prevenir transtornos como ansiedade, estresse e depressão – fatores estes que podem também estar diretamente ligado ao desenvolvimento do câncer.

– Pilates
Pilates é uma atividade que busca o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. O seu principal benefício é a melhora da qualidade de vida, pois a prática regular aumenta o bem-estar, atua diretamente no aumento de sua massa magra, na diminuição de medidas e no auxílio do controle do peso corporal. A prática ajuda, ainda, no relaxamento e no combate ao estresse e a ansiedade.

 

Fonte: www.odebate.com.br