Fácil de Fazer – Terrários

terrario-842x651

Que tal ter um mini jardim dentro de um pote de vidro para decorar sua casa? Os terrários, como também são conhecidos, são os queridinhos do momento e vem ganhando cada vez mais espaço dentro de casa. Além de serem muito práticos de fazer, também são ótimas opções para quem mora em apartamento ou em casa pequena e não possui muito espaço e nem muito tempo para cuidar.

O bacana do terrário é que você mesmo pode fazer o seu, além de ser uma forma de economizar, você também tem mais contato com a natureza e ainda dá um toque de personalidade à sua casa. Queremos te incentivar a fazer o seu próprio mini jardim e por isso, separamos um passo a passo bem simples e rápido para você se inspirar!

Você vai precisar de:

1-  1 Pote de vidro

2-  Pedras

3- Carvão mineral

4- Terra com húmus

5- Plantas pequenas

6- Miniaturas para enfeite

Passo a passo

1- Pote

Escolha um pote para colocar seu terrário. Ele pode ser grande, pequeno, com tampa ou sem, isso fica a seu critério. Nossa dica é usar um pote de vidro transparente, pois são mais resistentes e possuem maior visibilidade. Não esqueça de sempre limpar bem o pote por dentro e por fora antes de montar o terrário para deixá-lo ainda mais bonito.

2- Pedras

Depois da escolha do pote, chegou a hora de começar a montar seu mini jardim. A primeira camada do terrário será de pedras. Você pode usar a pedra que preferir: pedras brancas, de aquário, cascalhos, pedriscos em geral. As pedras nesse caso servem para fazer a drenagem do terrário, já que o vidro não possui buraco para água escorrer como os vasos normais. A quantidade vai de acordo com o tamanho do pote, variando de um a dois dedos de pedra.

3-  Carvão mineral

Após colocar as pedras no fundo do vidro, espalhe um pouco de carvão mineral triturado por cima. O carvão é responsável por filtrar o terrário e impede o odor caso alguma folha caia e comece a se decompor. A quantidade do carvão também vai depender do tamanho do vidro. É importante que o carvão fique bem fininho, por isso nossa dica é colocar o pedaço de carvão dentro de um pano e martelar.

4-  Terra com húmus

A terra é que vai ajudar as plantas a de desenvolverem e ficarem saudáveis. Despeje um pouco de terra em cima das pedras e do carvão. Aqui nessa etapa a quantidade pode ser um pouco maior para fazer uma boa “cama” para as plantas. É importante misturar um pouco de húmus de minhoca junto com a terra, pois essa mistura libera os nutrientes que a planta precisa para sobreviver.

5-  Plantas

Chegou a hora mais esperada, não é mesmo? Escolha as plantas que mais lhe agrade e coloque-as sobre a terra. Cactos, suculentas e plantas de meia sombra são muito bem-vindas. Essas e outras plantinhas você encontra em qualquer floricultura. Após organizar as plantas dentro do terrário, coloque um pouco mais de terra, até cobrir a raiz da planta, caso contrário, a raiz pode apodrecer, apenas tome cuidado para não sufocá-las.

6- Enfeites

Agora você pode usar a criatividade para decorar seu terrário.  Musgos secos, cascas de pinus, pedras diferentes e areia colorida são ótimas opções para deixar mais harmonioso. Miniaturas de bichinhos também é uma ideia muito legal, pois você pode criar um mini mundo dentro do seu terrário. Além disso, em datas comemorativas como natal e páscoa, você pode usar miniaturas referente às datas para decorar e deixar seu terrário em clima de festa.

Manutenção:

A manutenção do terrário é muito simples. Se você optar em fazê-lo em um pote de vidro aberto, o ideal é regar com meio copo de água na primeira vez e depois uma vez por semana com aproximadamente dois dedos de água.

Já os modelos que ficam em potes com tampa, é indicado regar a cada 2/3 meses, pois as plantas transpiram fazendo com que a água se acumule na parte de cima do pote e depois caia novamente em cima das plantas. Assim elas se auto alimentam, criando um mini ecossistema.

Viu só, fazer um terrário é simples e muito fácil! Agora, mãos na massa para deixar sua casa ainda mais bonita decorada com um mini jardim feito por você mesmo (a). Solte sua criatividade!

Aproveite para ver a galeria de fotos que separamos com alguns modelos de terrários para te inspirar a montar o seu!

Fonte: Carro de Mole