Por que é importante cuidar dos animais e do Meio Ambiente?

Hoje, no mundo todo, as crianças e os adolescentes representam 31% da população. Eles estão crescendo num mundo mais acelerado do que aquele vivido por quem hoje possui uma idade superior aos 70 anos, por exemplo. As informações chegam de forma global mais rapidamente, e não se pode supor que eles não saibam dos perigos que corre o planeta Terra.

Em ritmo igualmente acelerado, o desmatamento prossegue, colocando em risco todas as chances que terão de transformar o mundo para melhor. Todos eles devem se perguntar por que é importante cuidar dos animais e do meio ambiente. A conclusão é que o futuro está em jogo. E se o placar não mudar, são eles que perderão.

Por que resolvemos falar sobre isso?

De acordo com a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, milhares de animais de variadas espécies são recolhidos anualmente por sofrerem maus-tratos. Policiais desenvolveram ações com as crianças atendidas pela nossa Instituição para explicar por que é importante cuidar dos animais e do Meio Ambiente.

A partir disso, resolvemos escrever esse texto, para que você (não importa a idade) saiba os motivos pelos quais este assunto é tão primordial para ser tratado nas salas de aula, nas comunidades e também na mídia.

Não podemos mais ignorar o que está acontecendo. O mundo precisa de nós. E nós precisamos dele.

O Mundo na UTI

E por que é importante cuidar dos animais e da natureza?

A cada ano, segundo estimativas, são extintas 140 mil espécies. Na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês), quase 24 mil espécies de animais estão ameaçadas de extinção.

E no Brasil, a cada ano, perdem-se 5 mil quilometros quadrados de floresta amazônica.

O Início de cada Vida é uma Esperança que Surge

As crianças devem discutir sobre o porque é importante cuidar dos animais e da vida no planeta em sala de aula, como também na comunidade onde mora. É fundamental que, desde cedo, elas criem a consciência ambiental a fim de, no futuro, não cometer erros que podem ser gravíssimos ao Meio Ambiente.

Afinal, quanto mais facilmente as crianças de hoje compreender os riscos que podem ser causados pela destruição da natureza, mais protegidas e conscientes estarão elas amanhã.

 

“A principal ferramenta para a boa formação do caráter de uma pessoa é a conscientização, e nós temos comprovado a dedicação e o trabalho da Legião da Boa Vontade com essas crianças aqui atendidas, num esforço pela construção de cidadãos que visam um futuro melhor. Nossos parabéns pelas ações realizadas”.

É verdade. É preciso conscientizar as crianças e os adolescentes, buscando passar informações esclarecedoras sobre temas importantes.

Isso mostra que uma sociedade equilibrada e melhor não é assunto apenas para ser refletido por gente adulta.

Os pequenos devem, sim, discutir porque é importante cuidar dos animais e do meio ambiente, justamente para formar pensamentos mais críticos e solidários.

Como cuidar do Meio Ambiente: fazendo a minha parte

Pequenas atitudes que tomamos podem ser fundamentais para não prejudicarmos a nossa cidade e a nossa relação com a fauna e a flora.

Fique sabendo como você pode, no dia a dia, ajudar:

Como cuidar do Meio Ambiente #1: desligue os chuveiros, pias e mangueiras, para economizar água.

Uma ducha de apenas quinze minutos é capaz de gastar mais de 130 litros de água. Temos também de pensar em desligar a torneira quando estivermos escovando os dentes, em juntar muitas roupas antes da lavagem, utilizar baldes ao invés de mangueiras para limpar banheiros, carros e calçadas e por aí vai.

Como cuidar do Meio Ambiente #2: coleta seletiva de lixo

Cada brasileiro produz, em média, 387 quilos de resíduos por ano. Porém, só parte disso é descartado corretamente: 58%.

Por isso, sempre é importante verificar como funciona a coleta seletiva na sua região, e promover mudanças dentro de casa. Muitos produtos, embalagens e materiais podem ser reciclados.

Há também a possibilidade de encaminhá-los para a doação (caso encontrem-se ainda em boas condições de uso). Veja como:

• doar roupa
• doações de móveis
• doações de materiais de construção
• doação de computadores
• doação de instrumentos musicais
• doação de eletrônicos
• doação de bicicletas
• onde doar livros usados

Como cuidar da Natureza #3: Prefira utilizar o transporte coletivo

Os carros são responsáveis por 65% da poluição. E sabe quanto é a responsabilidade do transporte coletivo por ônibus? Não chega a 20%.

Entretanto, a frota de carros no Brasil mais que dobrou de 2001 a 2012, passando de 24 mil para 50 milhões de veículos.

Ao optar pelo transporte coletivo, os custos com a poluição no Brasil poderiam ser diminuídos em mais de 17 trilhões de reais por ano.

Como cuidar do Meio Ambiente #4: Economia de energia
E, se falamos de economizar água, devemos nos preocupar também em economizar energia elétrica. Para quem não sabe, a maior fonte da energia consumida no Brasil vem de hidrelétricas. Essa origem corresponde a quase 70% de todo o consumo.

Apesar da necessidade de utilizarmos a energia para muitas coisas do nosso dia a dia, devemos usá-la com consciência e responsabilidade.

Por incrível que pareça, não existe nenhuma maneira de gerar energia 100% limpa. Há sempre algum tipo de prejuízo para o meio ambiente.

Esse é o grande problema quando se deixa uma lâmpada acesa, produtos elétricos ligados sem necessidade ou também deixa o chuveiro ligado, por exemplo. Para se ter ideia, o desperdício consome 10% de toda energia elétrica produzida no Brasil.

Como cuidar do Meio Ambiente #5: comprar aparelhos mais econômicos

Todo aparelho eletrônico possui uma etiqueta colorida que indica a sua eficiência energética, que vai do vermelho ao verde e da letra A à letra E. Por isso, prefira investir na compra de aparelhos registrados pelo Inmetro como de classe A, B e C.

Fonte: LBV