Qual o melhor pote para guardar alimentos? Plástico, inox ou vidro?

 

7-2

 

  • Potes plásticos não!
  • Entenda porque não usar tapoer plástico
  • Substituições

Sempre acabamos recorrendo aos potes ou tapoers para guardar sobras de alimentos, condimentos, especiarias e temperos. Mas você sabe qual o melhor tipo de tapoer para guardar alimentos? Inox, plástico vidro?

Essa é uma dúvida muito comum dada às várias opções que encontramos no mercado. Potes de inox, plástico, vidro. Você sabe qual deles é o mais indicado? Cada um deles apresenta particularidades que podem interferir tanto na conservação do alimento quando em nossa própria saúde.

Por que o pote plástico é o menos indicado para conservar alimentos?

Os potes plásticos são os menos indicados devido à presença de Bisfenol-A em sua composição. Nem todos os potes plásticos possuem Bisfenol-A, mas a grande maioria que encontramos facilmente no mercado apresenta essa substância.

Bisfenol-A também conhecido apenas pela sigla BPA está presente na fabricação do policarbonato, que posteriormente dá origem ao plástico. Presente nos mais diversos produtos, desde mamadeiras, a marmitas e copos descartáveis.

Por que o Bisfenol-A é tão nocivo?

Atualmente, alguns estudos mais recentes têm associado o Bisfenol-A ao aparecimento de inúmeros problemas de saúde, principalmente quando utilizamos um pote ou tapoer plástico para aquecer os alimentos.

Evites potes plásticos

Aqui listaremos mais alguns motivos para que você nem chegue a considerar utilizar tapoers de plástico, principalmente se for aquecer estes potes.

O plástico é um derivado de petróleo. ?Uma fonte não renovável de energia e o seu contato com os alimentos liberam toxinas que são extremamente prejudiciais para o nosso corpo. Como já colocamos aqui, uma delas é o Bisfenol-A, mas é apenas uma delas atualmente estudada.

O Bisfenol tem sido associado ao desenvolvimento de disfunções do sistema endócrino, responsável pelo controle dos nossos hormônios. Assim como alterações em nossa fertilidade que ainda estão sendo estudadas. Outras ocorrências possivelmente atribuídas à ingestão de Bisfenol são alguns tipos de câncer.

A produção de lixo em média é de mais o menos um quilo de resíduo para cada brasileiro e muito disso é material plástico que poderia ser reciclado, mas não é. Potes plásticos têm uma vida útil menor, são mais propensos a rachaduras e quebras, o que ocasiona o descarte mais rapidamente. Aumentando ainda mais o percentual de lixo que produzimos.

Fonte: Arte Blog