Quer um quarto aconchegante? Veja 5 dicas para deixar o cômodo mais agradável

Algumas medidas simples ajudam a deixar o ambiente confortável; confira
Um quarto aconchegante e confortável é essencial para conseguir ter boas noites de sono e relaxar o corpo e a mente depois de um dia cansativo. E para ter um ambiente assim, vale prestar atenção a detalhes que vão do revestimento das paredes aos objetos de decoração.

Para deixar o quarto aconchegante , a arquiteta e personal organizer Lucianne Korn dá detalhes de cinco pontos que devem ser considerados ao estruturar o ambiente. Confira!

9kdhrtwo3sw3fvtqcqpor8ul6

1. Revestimento das paredes

Adotar revestimentos de tecido, madeira ou algum papel de parede ajuda a trazer aconchego ao ambiente. “Além da estética, essas opções trazem um sensação gostosa e de bem-estar para o espaço”, afirma Lucianne.

A boa notícia é que há diversas alternativas de modelos, cores e estampas. Além disso, os revestimentos contam com uma vantagem importante: a facilidade de sua troca. Dessa forma, se o morador desejar mudar no futuro, isso poderá ser feito sem precisar ter problemas e dores de cabeça.

2. Cabeceira

A cabeceira é outro item que merece atenção. Afinal, a cama – seja box ou na versão normal – precisa receber a peça. Para isso, é necessário que ela combine com a decoração e com o estilo de todo o lugar.

“As opções são muitas: estofadas, coloridas, clássicas… Independente de qual for sua escolha, fique atento ao contexto do design do dormitório para criar uma continuidade”, alerta a profissional.

3. Roupas de cama

A cama é a estrela do quarto e, por isso, é importante pensar em um enxoval para usar que seja confortável e do agrado do morador. “É preciso investir um pouco mais em roupas de cama, colchas e travesseiros de qualidade, já que estão diretamente ligados à uma boa noite de sono”, explica.

Tem dúvidas de como escolher as suas peças? Na hora da compra, a arquiteta indica que, quanto maior a quantidade de fios no tecido, mais delicado e de alta qualidade é o material. O conforto vem sempre em primeiro lugar.

4. Iluminação

Adotar uma iluminação predominantemente indireta é fundamental para ter um quarto aconchegante. “Quando é possível rebaixar o forro de gesso, opte por uma luz embutida nas laterais. Sempre ressalto que a luz nunca deve ser direcionada diretamente para a cama”, aponta Lucianne.

Para quem gosta de ler na cama, dá para adotar um abajur ou uma luminária e deixar em cima do criado-mudo.

5. Decoração

Há diversos tipos de decoração, que são cercados por infinitas possibilidades. A escolha, contudo, vai depender do estilo que a pessoa deseja adotar no quarto. Apesar disso, algumas dicas ajudam na hora da decisão.

“Como é um ambiente de descanso e que prioriza a sensação do relaxamento, é importante visualizar um espaço mais ‘clean’, sem entulhar muitos objetos em uma estante, por exemplo”, sugere Lucianne.

Além de colocar um tapete e ter uma cômoda para guardar itens essenciais, Lucianne também indica acrescentar objetos que façam parte da personalidade ou da própria história do morador para compor a decoração que traduz o conceito de sentir-se em casa.

Cores também ajudam a ter um quarto aconchegante

c2g61df79xw2fdm5weux8lwz4

As cores são capazes de transmitir sensações e, diante disso, é importante escolhê-las com cuidado. Em entrevista prévia ao Delas , Ana Kreutzer, consultora de cores e tendências da Suvinil, explica que os tons escolhidos para pintar os cômodos conseguem afetar o humor, passar uma mensagem e, ainda, estimular certas sensações.

Segundo a profissional, as tonalidades mais claras, como branco, azul e verde são indicadas para quem quer transmitir calma em um ambiente. Já os mais neutros e ligeiramente pigmentados, como os marrons claros e puxados para o rosa ou laranja são as recomendações para ter um local mais acolhedor – e deixar o quarto aconchegante .

Fonte: Delas – iG