Salmão E Os Benefícios

salmão é um dos alimentos mais nutritivos do planeta. Rico em nutrientes que ajudam a prevenir diversas doenças como o mau colesterol, problemas cardíacos, entre outros. Inclua-o na sua reeducação alimentar, e veja os benefícios que o consumo regular dele pode trazer.

Aqui estão os 11 surpreendentes benefícios do salmão para a saúde.

1. Rico Em Ácidos Graxos Omega-3

O salmão é uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa, EPA e DHA.

Uma porção de 100 gramas de salmão, contém cerca de 2,3 gramas de ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa (1, 2).
Ao contrário da maioria das outras gorduras, gorduras ômega-3 são consideradas “essenciais”, ou seja, você deve obtê-las de sua dieta, pois o corpo não pode produzi-la.

Embora não haja ingestão diária recomendada desse tipo de gordura, organizações de saúde recomendam que adultos saudáveis recebam ao menos de 250-500 mg de EPA e DHA, por dia (3).

EPA e DHA ajudam a diminuir a inflamação, pressão arterial, reduzem o risco de câncer e melhoram a função das células que alinham as artérias (4).

2. Fonte De Proteína

Rico em proteína de alta qualidade.

A proteína é um nutriente essencial que deve ser consumido através de alimentos saudáveis.

Ela desempenha vários papéis importantes no corpo, incluindo: tratamento de lesões; saúde óssea e em manter a massa muscular durante a perda de peso, e do processo de envelhecimento (11).

Cada refeição deve fornecer pelo menos 20-30 gramas de proteína de alta qualidade (16).

Uma porção de salmão contém cerca de 22-25 gramas de proteína (1, 2).

3.Rico Em Vitaminas B

O salmão é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B.

Abaixo está o conteúdo de vitamina B para cada 100 gramas de salmão (2):

Vitamina B1 (tiamina): 18% da recomendação diária;
Vitamina B2 (riboflavina): 29% da recomendação diária;
Vitamina B3 (niacina): 50% da recomendação diária;
Vitamina B5 (ácido pantoténico): 19% do recomendação diária;
Vitamina B6: 47% da recomendação diária;
Vitamina B9 (ácido fólico): 7% da recomendação diária;
Vitamina B12: 51% da recomendação diária.
Estas vitaminas estão envolvidas em vários processos importantes no seu corpo, incluindo transformar o alimento que você come em energia; criando e reparando o DNA, e reduzindo a inflamação que pode levar a doenças cardíacas (17).

As vitaminas B trabalham em conjunto para manter a saúde do cérebro e do sistema nervoso (18).

4. Fonte De Potássio

Rico em potássio (1). Ele contém mais potássio do que a quantidade equivalente de banana (19).

O potássio ajuda a controlar a pressão arterial, e reduz o risco de acidente vascular cerebral (20).

O potássio diminui a pressão arterial ao ajudar a reduzir a retenção de água (23).

5. Rico Em Selênio

O selênio é um mineral encontrado no solo e em certos alimentos. É considerado um mineral de traço, o corpo só precisa de pequenas quantidades dele.

No entanto, obter quantidades suficientes de selênio em sua dieta é importante.

Ele ajuda a proteger a saúde óssea, diminui os anticorpos da tireoide em pessoas com doença autoimune da tireoide, e pode reduzir o risco de câncer (24).

6. Rico Em Antioxidantes

A astaxantina é antioxidante importante, que está presente no salmão.

Ajuda a diminuir o risco de doença cardíaca ao reduzir a oxidação do LDL , o mau colesterol e ao aumentar o HDL, o bom colesterol (30).

Esse antioxidante também trabalha com os ácidos graxos ômega-3, para proteger o cérebro e o sistema nervoso da inflamações (32).

A astaxantina pode até ajudar a prevenir danos à pele e ajudá-lo a parecer mais jovem (33).

7. Reduz O Risco De Doença Cardíaca

Comer salmão regularmente ajuda a proteger contra doenças cardíacas (35, 36).

Em um estudo de quatro semanas feito em homens e mulheres saudáveis, consumir duas porções de salmão por semana aumentou os níveis de ômega-3 no sangue em 8-9% e diminuiu os níveis de ômega-6 (39).

8. Controle De Peso

Consumir salmão regularmente pode ajudar a perder peso.

Como outros alimentos ricos em proteínas, ele ajuda a regular os hormônios que controlam o apetite, aumentar a saciedade e auxilia no aumento da taxa metabólica (42, 43).

9. Combate A Inflamação

A inflamação é a raiz da maioria das doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes e câncer (47).

Consumir salmão ajuda a reduzir os marcadores de inflamação (50).

Em um estudo feito durante oito semanas, 12 homens com colite ulcerativa que consumiram 600 gramas de salmão por semana; eles apresentaram uma redução significativa de inflamações no sangue e cólon, e melhorias dos sintomas da doença.

10. Saúde Do Cérebro

Ele pode melhorar a função cerebral.

Tanto o peixe gordo quanto o óleo de peixe reduzem os sintomas depressivos; protegem a saúde cerebral do feto durante a gravidez; diminuem a ansiedade; reduzem a perda de memória relacionada à idade avançada e reduzem o risco de demência (52).

11. Delicioso E Versátil

Salmão é inegavelmente delicioso com sabor único. Também é extremamente versátil e ajuda a variar o cardápio. Pode ser cozinhado no vapor, grelhado, consumido cru… É um ótimo acompanhamento para legumes e saladas.

Ele é uma potência nutricional que fornece vários benefícios para a saúde.

Incluir este peixe gordo como uma parte da sua alimentação de verdade, vai melhorar a sua qualidade de vida.

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Fonte: Dr. Juliano Pimentel