Seis dicas para garantir a saúde nas festas

Estamos a poucos dias do Natal e do Ano Novo, períodos em que a maioria das pessoas exageram tanto no consumo de alimentos como na ingestão de bebidas alcoólicas. As consequências dos excessos podem ser graves à saúde.

Alimentos ricos em gordura saturada, por exemplo, fazem mal ao coração, pois contribuem para aterosclerose, uma vez que aumentam o colesterol ruim no sangue e deposita gordura nas artérias. O excesso na manteiga, nas banhas ou no sal também são prejudiciais. Este último eleva a pressão arterial, endurece as artérias e prejudica a função renal, contribuindo para o infarto e derrame.

Outro ponto importante é ter atenção ao tipo de carne que você vai comprar para o churrasco de final de ano. Carnes gordas como cupim, costela, picanha e linguiça são responsáveis por bloquear a metabolização do colesterol ruim no fígado, o que entope as artérias.

Já a bebida alcoólica abre o apetite e faz as pessoas comerem sem parar. Dessa forma, fica fácil exceder no consumo dos alimentos. Além disso, a ingestão em grande quantidade causa o enfraquecimento das células musculares cardíacas, fechamento das artérias e até arritmias. Portanto, fuja dos alimentos extremamente gordurosos e ricos em açúcar e hidrate-se com muita água.

Para aproveitar as festas sem correr riscos, o Dr. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, elencou algumas dicas.

NÃO CHEGUE COM MUITA FOME AO EVENTO
A nutricionista Alessandra Sarmento, da Bodytech Granja Vianna, dá dicas para o período de festas e confraternizações e não comer tanto. Uma delas é evite chegar em uma dessas festas de confraternização com muita fome. O ideal é comer um pequeno lanche rico em proteínas que aumentam a saciedade (ótima opção é o ovo mexido) antes de sair de casa;. Também é bom tomar suco com semente de chia hidratada, que promove saciedade e evita a vontade de beliscar;

As festas normalmente acontecem em dias seguidos, o ideal nesse período é manter a maioria das refeições bem leves e ricas em alimentos antioxidantes e diuréticos como folhas verdes escuras, talos como salsão, aipo, erva-doce, frutas como melão e abacaxi. O suco verde feito com verduras escuras, água de coco e sementes (linhaça, chia) e pode ser usado como um “agente de limpeza” natural. É uma excelente opção para limpar o organismo das toxinas acumuladas durante o período de festas de fim de ano.

Outra boa dica é ingerir muitas verduras e saladas, além de sucos de frutas como acerola, lichia e abacaxi. Carnes magras à noite e carboidratos só até às 18 horas ajudam a voltar ao peso ideal. Uma boa dica é adicionar sabor à água com folhas de hortelã, o que torna a hidratação mais frequente durante festas e eventos.

CUIDADOS PARA NÃO ESTRAGAR AS FESTAS DE FINAL DE ANO

1) Beba muita água
Durante essa época do ano, com os dias normalmente mais quentes, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que o corpo elimina naturalmente mais líquidos e sais minerais do nosso organismo, por isso a ingestão de água é tão importante, mas se você é daqueles que não consegue tomar a bebida com facilidade, Dr. Aier dá outra dica. Uma boa opção para os dias de calor é a água de coco, que, além de conter baixo número de calorias tem uma composição natural semelhante a do soro fisiológico, hidratando o organismo com mais eficácia.

2) Cuidado com o que você come
Outro sintoma comum nos dias de calor é a falta de fome, porém, é muito importante que a pessoa se alimente para não correr riscos. O melhor jeito para driblar o problema é consumir alimentos leves e de fácil digestão, como por exemplo, saladas, frutas, legumes, carnes magras, tomando cuidado com os petiscos e sobremesas, que são naturalmente mais pesados e de difícil digestão.

3) Mantenha sua rotina e horários
É muito comum que nessa época do ano as pessoas abram mão da sua rotina e dos seus horários, acordando mais tarde e programando atividades ao longo do dia que não fazem parte do seu dia a dia, afetando também sua saúde. Se você consegue manter o controle, sair da rotina pode não trazer consequências, mas, existem pessoas que, quando saem do ritmo normal, acabam exagerando. É importante descansar e se divertir, mas estabelecer horários mais próximos aos do seu dia a dia evitam maiores riscos.

4) Cuidado com a conservação dos alimentos
No verão, os alimentos podem perecer mais rapidamente. Por isso, quando for comprar os alimentos para as festas como frutas, verduras e legumes, é bom verificar o seu estado geral, evite alimentos que estiverem amassados, batidos e manchados. Cuidado também ao armazenar os alimentos, já que o consumo de alimentos deteriorados ou mal conservados pode levar a intoxicações alimentares, estragando a sua festa.

5) Cuidado com aquela cervejinha a mais
Especialmente nas festas de final de ano, bebidas alcoólicas são consumidas com maior frequência pelas, como à cerveja e a caipirinha. O problema é que além das bebidas alcoólicas serem calóricas, quando ingeridas em grandes quantidades, podem levar à desidratação, já o álcool “retira” a água das células, agindo como um diurético, estimulando a perda de água pelo organismo. Uma dica para quem quer aproveitar as festas sem exageros é intercalar a bebida alcoólica com o consumo de água, para ajudar o organismo a manter-se hidratado e não passar do ponto.

6) Divirta-se, mas sem descuidar-se da saúde!
Nada melhor que aproveitar a vida. Com tantas comemorações, comidas e bebidas gostosas, fica muito difícil resistir, devemos sim nos divertir e aproveitar esses eventos, mas o equilíbrio é fundamental, para que 2017 comece como todos queremos: com o pé direito!

Fonte: Bem Paraná | Saúde e Beleza