Veja como tirar gordura do forno e fogão de maneira fácil

Primeiros cuidados 

Antes de dar início a qualquer processo de limpeza, o importante é garantir sua segurança, então, “a primeira coisa é certificar que o fogão esteja desligado da tomada (cuidado para não abrir as bocas de gás enquanto manuseia as válvulas) e nunca use produtos de limpeza inflamáveis”

Você também precisa se atentar a qual tipo de material seu fogão possui (inox, esmaltado) para não passar nada que possa prejudicar sua aparência durante a limpeza. “As melhores opções são as fibras (buchas) brancas, amarelas ou azuis. Elas têm baixa abrasividade e não vão danificar o aparelho. Nunca utilize esponjas abrasivas ou lã de aço, porque elas podem riscar na hora de fazer a limpeza”

Receitas caseiras

Para tirar aquela gordura complicada, você também pode lançar mão de duas receitas caseiras, que vão fazer toda a sujidade amolecer de maneira mais fácil. São:

– Espalhe vinagre branco pela superfície do fogão e deixe agir por 15 minutos. Depois deste tempo, limpe com um pano seco ou com uma toalha de papel.

– Primeiro faça uma solução de água quente misturada a uma porção de bicarbonato. Em seguida é só embeber um pano nela e passá-lo tanto no fogão quanto no forno.

Passo a passo da limpeza

Forno:

1. Retire a grade do forno e deixe de molho, por no mínimo 30 minutos, dentro da pia ou de alguma bacia. “Para o molho, faça uma mistura de água quente com detergente neutro ou desengordurante”

2. Pegue alguns panos finos, estilo perfex, e tampe os buraquinhos do forno para evitar que caia produto ou sujeiras que possam danificar o aparelho.

3. Separe três panos de chão e coloque ao redor do forno para que a água não caia no piso e escorra para o resto da cozinha.

4. Em um recipiente, coloque um pouco de água morna potencializada com o produto que estiver utilizando e esfregue a área desejada com uma esponja não abrasiva. Para retirar a mistura, passe um pano seco e limpo. “Mas lembre-se que o forno não pode ser enxaguado”

5. Para a parte interna do forno, troque a esponja por uma escova de cano longo e cerdas de nylon.

Fogão:

1. Tire todas as partes desmontáveis da superfície, como bucais e grades, para deixá-las de molho em água quente e o por 30 minutos.

2. Sobre os itens necessários, “detergente, toalha de papel e um pano para lustrar são mais do que suficientes”

3. Separe um recipiente com água morna e o produto da sua escolha, como foi feito para a limpeza do forno, e com uma esponja não abrasiva comece a esfregar, não muito forte.

4. Para retirar, basta um pano seco e limpo.

5. Se após a limpeza você quiser conservar o fogão intacto por mais tempo “utilize proteções de alumínio”.

Fonte: Zap em casa