QUARENTENA: DICAS DE ATIVIDADES PARA APROVEITAR O PERÍODO EM CASA

1. Atualize e conheça novas séries
Se você deseja ter um dia mais tranquilo, que tal colocar aquela série em dia ou começar a assistir uma que você sempre quis, porém não tinha tempo? Ou aquele filme que todo mundo fala e você nunca conseguiu assistir? Nos serviços de streaming e on demand existem diversas opções de acordo com o seu gosto, além de documentários super interessantes sobre diversos assuntos importantes para refletirmos. Preparamos uma lista com algumas dicas mais leves, engraçadas e interessantes para você curtir em casa.

SÉRIES: Good Girls (até a 2ª temporada na Netflix), Friends (todas as temporadas na Netflix), Olhos que Condenam (minissérie na Netflix), Chef’s Table (Netflix), The Good Doctor (até a 3ª temporada na GloboPlay), The Handmaid’s Tale (até 2ª temporada na GloboPlay), Modern Love (1ª temporada na Amazon Prime), This is Us (até a 3ª temporada na Amazon Prime) e How I Met Your Mother (até a 9ª temporada na Amazon Prime).

FILMES: Aladdin (Amazon Prime), O Rei Leão (Amazon Prime), A Cinco Passos de Você (Amazon Prime), Extraordinário (Amazon Prime), Casa Comigo? (Amazon Prime), Love, Rosie (Amazon Prime, ou Simplesmente Acontece na GloboPlay), Um Contratempo (Netflix), A Teoria de Tudo (Netflix), O Limite da Traição (Netflix), Por Lugares Incríveis (Netflix), Dois Papas (Netflix), Amor em Obras (Netflix), Como Ser Solteira (Netflix), História de um Casamento (Netflix), Dumplin’ (Netflix), O Plano Imperfeito (Netflix).

DOCUMENTÁRIOS: Absorvendo o Tabu (Netflix), Indústria Americana (Netflix), Homecoming (Netflix), Minimalism (Netflix), Heal – O Poder da Mente (Netflix), Miss Americana (Netflix), The Keepers (Netflix), O Renascimento do Parto 1, 2 e 3 (Netflix), Dinastias – Famílias que Mudaram o Mundo (GloboPlay), Chiara Ferragni Unposted (Amazon Prime), Planeta Yoga (Amazon Prime).

2. Teste novas receitas ou cozinhe aquela que você ama!
Há quem prefira distrair a mente na cozinha. Se você é amante de culinária, uma boa opção é aproveitar para preparar aquele prato que você ama ou testar novas receitas. Diversos canais no Youtube e apps possuem receitas de todos os tipos: vegetariana, vegana, massas, carnes, tapas, petiscos, sobremesas…Basta escolher o que mais te agrada e mão na massa!

Alguns canais e apps de culinária: Tastemade, Tudo Gostoso, Petit Chef, Receitas Light, Tasty Receitas, Panelinha, Rita Lobo, Receitas de Pai, A Receitaria, Mohamad Hindi, Receitas que amo, Tasty Demais e Cozinha para 2 com Carol Thomé.

3. Tenha uma rotina de leitura
Para quem sempre fala que não sobra tempo para leitura, chegou o momento de retomar ou iniciar esse hábito. Você pode ler aquele livro que sempre quis, super indicado por críticos de todo o mundo, ou ler um livro leve e engraçado para espairecer. Temos ainda livros de suspense, biografias, romance, drama, autoajuda, entre outros. Defina o gênero que mais te agrada e inicie a sua leitura antes de dormir ou pós almoço, para dar uma descansada.

E como comprar o livro? Bem, se você tem um Kindle, pode comprá-lo pela Amazon, pode ler pelo computador, celular ou encomendar em algum site de livros, se preferir o mesmo físico. O importante é começar, né? Tenho certeza de que o hábito será muito saudável e você manterá para o resto da vida esse momento só seu!

Alguns livros leves e engraçados: O Segredo de Emma Corrigan (Sophie Kinsella), As Cinco Linguagens do Amor (Gary Chapman), Aprendizados (Gisele Bündchen), Samantha Sweet – Executiva do Lar (Sophie Kinsella), O Verão que Mudou a Minha Vida (Trilogia Verão, Jenny Han), Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes).

4. Cuide da sua pele!
Cuidar da pele é uma das rotinas que muita gente já tinha antes da quarentena e, com o tempo livre, passou a intensificar os cuidados. Afinal, é muito importante tirar um tempo para cuidar e apreciar a si mesma. Não deixe que a mudança de rotina afete seus hábitos de cuidados com a pele e aproveite esse momento para relaxar.

Aqui na ADCOS temos o blog Beleza com Saúde com diversas pautas e dicas de como cuidar da pele. Se você não possui uma rotina, que tal começar a fazer? Para iniciar, conheça Três Passos essenciais para cuidar da sua pele! E se você não sabe qual o seu tipo de pele, descubra aqui!

Seja trabalhando home office ou estando em casa sem ter muito o que fazer, o hábito traz muitos benefícios não apenas para a pele, mas para a mente também, já que te mantém ocupada e entretida.

5. Pratique meditação/yoga
Um ótimo hábito que faz muito bem para o nosso corpo e mente é a meditação e a yoga. Já pensou em tentar? A yoga ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, promove condicionamento físico, melhora o sono, alivia dores corporais, facilita o emagrecimento e muito mais. Já a meditação também ajuda a diminuir a ansiedade, melhora a depressão, as dores crônicas e ajuda com o sono. Uma verdadeira qualidade de vida! Por isso, vamos indicar pra você alguns apps de meditação disponíveis para IOS e Android: Sattva, 5 minutos, Insight timer, Medite.se, Aura, Headspace e Calm.

6. Mantenha-se hidratada!
Hidratar-se é essencial para sua pele e corpo. Por isso, não esqueça de beber muita água durante esse período em casa. O ideal é ingerirmos cerca de 2 litros de água (ou 8 copos) por dia, dividindo a quantidade ao longo do dia, para que o seu organismo aproveite os benefícios da água aos poucos, sem sobrecarregar nenhum órgão.

A água traz mais disposição, melhora a memória, ajuda a emagrecer, diminui a dor pós-exercícios, regula o intestino, desacelera o envelhecimento da pele, aumenta a imunidade, proporciona melhor sono e muito mais! Ande ou mantenha sempre sua garrafinha de água por perto!

7. Descanse!
Aproveite também para descansar seu corpo e mente, procure dormir cedo, desligar o celular um pouco antes de ir para a cama e se desligar do mundo, respirando profundamente e relaxando. Dormir bem e relaxar é ótimo para a nossa cabeça e nosso espírito.

8. Faça chamadas de vídeo e mate a saudade (mesmo que à distância)
Em certo momento a saudade dos seus amigos e familiares vai bater, né? Para manter a proximidade, mate a saudade por ligação ou videoconferência! Assim você mantém contato com suas pessoas favoritas e demonstra o quanto se importa. Já que não dá pra diminuir a distância fisicamente, essa é uma boa forma de conversar e se aproximar.

9. Cursos online
Diversos sites e instituições estão disponibilizando cursos online grátis e algumas palestras sobre assuntos que podem ser do seu interesse. Basta procurar por eles na internet e aproveitar os dias em casa para obter mais conhecimento sobre determinado assunto ou conhecer novas áreas de interesse!

10. Arrume a casa
Mantenha a casa organizada. Como diz Marie Kondo no livro A Mágica da Arrumação: “A vida começa de verdade depois que se põe a casa em ordem”. Então, mantenha sua casa arrumada, organizada, limpa e esterilizada, principalmente neste momento em que nos encontramos!

Não se esqueça também dos cuidados de higienização, já deixamos aqui um conteúdo com dicas de higienização durante a quarentena pelo Covid-19. Mantenha essa rotina em dia e sua casa sempre limpa, assim como suas mãos e superfícies de contato, como mesas, celular e computadores. Lembre-se: o sabonete e o álcool em gel são seus melhores amigos nesses dias!

11. Pratique exercícios!

Além do cuidado com a pele, é importante cuidar do seu corpo e rendimento físico. As academias estão fechadas, mas sabia que dá para manter uma rotina de exercícios em casa sem gastar nada? Você pode buscar no youtube aulas de ginásticas, HIIT, fitdance e muito mais! O importante é se movimentar pelo menos 30 minutos por dia e não deixar o desânimo dominar, pois manter o corpo em movimento e saudável traz inúmeros benefícios e qualidade de vida.

Temos um vídeo em nosso Instagram passando algumas dicas sobre a prática de exercícios em casa. Fizemos uma coletânea de canais do Youtube e Apps que podem te ajudar com isso:

Canais: Exercício em Casa, Camila Sanchs e FitDance.

Apps: Nike Training Club (Disponível para IOS e Android, este app gratuito é assinado pela NIKE e trás uma série de exercícios que podem ser realizados em locais fora da academia) e BTFIT (aplicativo assinado pela BodyTech também gratuito e com aulas que vão desde cardio até Yoga. Disponível para IOS e Android).

Fonte: ADCOS